Campanha | Conectando Vidas COVID-19
Apoie essa ideia!
#DoeUmTabletCOVID-19
Diante do cenário atual e das restrições indiscutivelmente necessárias precisamos pensar em alternativas para reduzir o sofrimento dos envolvidos e sustentar a prática da assistência humanizada. A ideia é utilizar a tecnologia como ferramenta para viabilizar a conexão entre paciente e seus familiares e otimizar o apoio e suporte emocional. Não há nenhuma razão para deixar pessoas completamente isoladas de contato e impedi-las até mesmo de se despedir de seus familiares.
Imagem: (Spedali Civili di Bresci)
Como surgiu essa campanha?
Uma conversa entre a Psicóloga Clínica Márcia Viegas e a Enfermeira Intensivista e Professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Andreza Werli-Alvarenga resultou na Campanha Conectando Vidas - COVID-19.
Márcia Viegas conversava com Andreza Werli sobre a preocupação com a suspensão das visitas presenciais de pacientes infectados com COVID-19 e a necessidade de implementação da visita virtual, no hospital público em que trabalha. Nessa conversa, a Profª Andreza Werli deu a ideia de fazer uma campanha para arrecadar tablets para estes pacientes e estender para todos os Hospitais Públicos do Brasil, que tivessem interesse em participar. Assim nasceu uma ação de extensão do Projeto de Extensão da EEUFMG “Segurança e Manejo Clínico dos Pacientes infectados com COVID-19 em Unidades de Terapia Intensiva”, inspirada na campanha italiana “Direito de dizer adeus”. Os alunos dos cursos de enfermagem e psicologia da UFMG ajudaram na construção dos formulários para doações e cadastros dos hospitais, além da divulgação da Campanha. A Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) apoia o recebimento e a distribuição dos tablets.
Deseja ajudar a equipe de UTI contra o COVID-19?
Você tem um tablet que não utiliza tanto assim?
Você quer comprar um e doar?
Preencha o formulário com todas as informações necessárias e entraremos em contato o mais breve possível para organizar a coleta!
Qualquer dúvida entre em contato no nosso e-mail | uti.covid19ufmg@gmail.com
Você está preocupado com o que será feito dos tablets depois do COVID-19?
Não se preocupe! Já temos essa demanda nas UTIs e em Unidades de Internação dos Hospitais, mas os profissionais que usam seus celulares para atender aos pacientes e familiares, o que não é indicado.
Sempre temos pacientes que querem ver seus netos, seus filhos menores, que moram em outras cidades, estados ou países.
Muitos familiares moram longe da Instituição que o paciente está internado e podem não conseguir visitar, diariamente, seus parentes.
Esses tablets serão utilizados depois para essa demanda, que já existe.